Os Desafios dos negócios na era digital

A necessidade de processos mais ágeis e eficientes é um dos principais desafios da era digital.
O volume de informações e a velocidade com que as coisas acontecem só aumentam com o passar dos anos e quem busca sucesso no seu negócio precisa estar atento e acompanhando isso para continuar competitivo no mercado.

As empresas que estão se adaptando a esse mundo digital buscam estar mais próximas dos seus consumidores. De acordo com o IBGE em torno de 50% da população brasileira tem acesso a internet e grande parte desses acessos são pelo celular, a tendência é que esse numero cresça cada vez mais.

Com isso fica claro que é fundamental que as empresas tenham que marcar sua presença também no mundo digital, seja para manter os seus clientes ou para conquistar novos. E esse é um fator importante, pois o perfil do consumidor também está mudando, os clientes estão mais exigentes e menos fiéis as marcas, querem mais agilidade no atendimento, transparência nas interações e buscam experiências novas, diferenciadas e inovadoras.

Uma das vantagens da internet é o acesso a informação, quando se consegue ter um domínio das informações que clientes e publico-alvo geram, pode-se direcionar e segmentar cada vez melhor as estratégias de marketing e definir planos de negocio específicos para cada situação.

Para quem tem um pequeno negócio e está em busca de sucesso é imprescindível aliar-se a internet, o que já é realidade para muitos na maioria dos negócios. Por isso é tão importante se adaptar.

Inicialmente tenha uma presença digital, ofereça a seus clientes canais de comunicação digitais (e-mail, newsletters, SAC, Whatsapp, etc..), esteja presente nas redes sociais, tenha um site que ofereça alguma interação ou funcionalidade para seu cliente, invista em estratégias de marketing digital. Se possível procure traçar estratégias de negócios por meio de aplicativos. Os negócios que não se adaptarem a essas transformações do universo digital de forma rápida, em breve, estarão fadados ao fracasso.